Após pressão do ANDES-SN e demais entidades do Fonasefe, governo sanciona LOA 2025 3q631k

Publicado em 11 de Abril de 2025 às 20h06. Atualizado em 22 de Abril de 2025 às 14h31

Reajuste e retroativos serão pagos em 2 de maio, confirma o MGI 3zp3m

O governo sancionou o Orçamento Geral da União de 2025, nessa quinta-feira (10), em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU). A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 foi aprovada pelo Congresso Nacional em 20 de março, após muita pressão e mobilização do ANDES-SN e demais categorias do funcionalismo público federal.

Com a sanção do Orçamento e a Medida Provisória 1286/2024, que continua vigente, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou, nesta sexta-feira (11), que o pagamento referente a abril e os reajustes remuneratórios das servidoras e dos servidores públicos federais retroativos a janeiro, será realizado no dia 2 de maio.

Para Gustavo Seferian, presidente do ANDES-SN, a aprovação do orçamento é resultado da luta organizada. “A aprovação da LOA, com sua recente sanção presidencial, é fruto da luta dos servidores públicos federais, da qual o movimento docente tem parte decisiva. A efetivação dos saldos obtidos na greve de 2024 nos levaram a assumir essa contraditória bandeira, tendo em conta a via imprópria pelo qual o Governo Federal apresentou - tardiamente, temos que dizer - a efetivação da recomposição parcial de nossos salários”.

Seferian explica que, apesar de mecanismo necessário à efetivação do reajuste pelo qual lutou toda a categoria organizada no ANDES-SN e demais entidades legítimas da Educação Federal, a LOA é também o instrumento de efetivação de ataques às trabalhadoras e aos trabalhadores. “Digo contraditória, pois essa peça orçamentária, ainda que efetive nosso incremento salarial, traz consigo marcas da austeridade, da corrosão de direitos sociais e do favorecimento do rentismo. No dia 2 de maio, teremos a sagração parcial dessa nossa luta”, avaliou. E completou: “Seguimos lutando, porém, para que uma maior fatia orçamentária seja destinada aos fundos públicos e a garantia de direitos sociais, bem como pela efetivação das demais cláusulas do acordo se concretizem”.

Em nota, o MGI informou que desde a aprovação da LOA pelo Congresso Nacional e seu envio para a sanção presidencial, adota os procedimentos necessários para operacionalizar a procedimentos e realizar o pagamento do salário de abril e dos salários retroativos no dia 2 de maio.

Reajuste é fruto da Greve da Educação
A do Termo de Acordo nº 10/2024, em 27 de junho, que possibilitou o reajuste das e dos docentes, foi fruto de muita luta e uma greve histórica em 2024. A Greve Docente Federal do ANDES-SN durou 74 dias e alcançou um total de 65 instituições federais, entre universidades, institutos federais e centros federais de educação tecnológica.

As conquistas da Greve do ANDES-SN, articulada com demais entidades da educação, não foram alcançadas em sua integralidade, mas configuraram avanços em uma conjuntura marcada pela retração de direitos e das condições de vida da carreira docente. O Sindicato Nacional permanece mobilizado e em luta pela completa implementação do Termo de Acordo nº 10/2024, já que o governo federal ainda não contemplou todos os itens, como é o caso da alteração do Decreto nº 1.590/1995, que garante a implementação da dispensa do controle de frequência para as e os docentes EBTT.

Confira a publicação do Orçamento no DOU.

 

Compartilhe... 256py

Outras Notícias 481n4o
ÚLTIMAS NOTÍCIAS 545w1x
EVENTOS
Update cookies preferences
', closeButton: false }); } $(".search").each(function () { habilitarBotaoBusca($(this).val(), $(".search-submit")); }); $(".search").on('keyup change', function () { var valorBusca = $(this).val(); var botaoBusca = $(".search-submit"); $(".search").each(function () { $(this).val(valorBusca); }); habilitarBotaoBusca(valorBusca, botaoBusca); }); function habilitarBotaoBusca(valorBusca, botaoBusca) { $.each(botaoBusca, function (index, value) { (valorBusca) ? $(value).removeAttr('disabled').fadeTo('fast', 1) : $(value).attr('disabled', true).fadeTo('fast', 0.5); }); } $('#modal-issuu').on('show.bs.modal', function (e) { var itemClicado = $(e.relatedTarget); $('#modal-issuu-body').html(itemClicado.attr('data-issuu')); }); /*Recebe o ID do conteudo e retorna uma lista com os arquivos anexados a ele.*/ $('#modal-').on('show.bs.modal', function (e) { var itemClicado = $(e.relatedTarget); var idConteudo = itemClicado.attr('id'); $("#conteudo-modal-").empty(); $.post( '/midias/anexos_ajax' + '/' + idConteudo, null, function (data) { var conteudo = ''; if (data.quantidade > 0) { conteudo += '
' + ' ' + '
'; } else { conteudo += '
' + ' ' + '
'; } $("#conteudo-modal-").html(conteudo); } , "json"); }); $('#estado-sindicatos').change(function () { var sindicatos = ''; if ($(this).val() != "") { $.post( '/sindicatos/ajax_list/' + $(this).val(), null, function (data) { $('.sigla-input').html(data.sigla); $('.sigla-estado').html('- ' + data.sigla + ' -'); $('#sindicatos-list').html('Carregando...'); if (data.quantidade > 0) { for (var i = 0; i < data.quantidade; i++) { sindicatos += '' + '
' + ' ' + '
'; } $('#sindicatos-list').html(sindicatos); } else { $('#sindicatos-list').html('Nenhum sindicato cadastrado no estado selecionado.'); } }, "json" ); } else { $('#sindicatos-list').html(""); $('.sigla-input').html("---"); $('.sigla-estado').html(""); } });