Conedep retoma reuniões em 2025 para construir uma Plenária Nacional da Educação 4z6128

Publicado em 14 de Fevereiro de 2025 às 16h23.

A Coordenação Nacional de Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep) retomou suas reuniões em 2025, com a perspectiva de construir uma Plenária Nacional da Educação ainda este ano. A primeira reunião do ano, realizada na quinta-feira (13) e transmitida presencialmente da sede do ANDES-SN, deu continuidade aos debates iniciados no ano ado. A reunião contou com a participação do ANDES-SN, da Fasubra e da União Nacional dos Estudantes (UNE). 106ms

Fotos: Luciano Beregeno / Imprensa ANDES-SN

A principal pauta do encontro foi a construção da Plenária Nacional da Educação, proposta pela própria Conedep no ano ado. A plenária tem o objetivo de reunir as diversas entidades da Educação para debater temas que afetam o setor, como a privatização das escolas, a reforma do ensino médio e a revogação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ideia é fortalecer uma agenda de lutas comum, que permita a mobilização de diversas frentes e movimentos sociais em torno de um projeto classista de educação pública.

Além disso, a Conedep debateu a ampliação da participação de mais entidades na construção da plenária. A Fasubra informou que consultará sua base antes de confirmar sua adesão. Para garantir a ampla representatividade, foi sugerido, na reunião, ampliar o convite para outras entidades da Educação Básica, como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), além de movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Um ponto relevante discutido no encontro foi a possibilidade de incluir na pauta da plenária temas relacionados a outras mobilizações sociais em curso, como a taxação de grandes fortunas e a discussão sobre a escala 6 por 1, que é um regime de trabalho em que se labora seis dias consecutivos e se tem direito a um dia de descanso semanal.

A reunião também tratou das questões organizativas, ressaltando a necessidade de consolidar a Conedep para garantir a participação ativa das entidades, de forma contínua, envolvendo suas representações em estados e municípios.

Informes
Durante o encontro, foram apresentados informes do Sindicato Nacional sobre o 43º Congresso, o VIII Seminário Estado e Educação e o IV Seminário Integrado do Grupo de Trabalho de Política de Classe para Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS), todos eventos organizativos do ANDES-SN. A Fasubra contou sobre a paralisação marcada para o dia 11 de março e a plenária a ser realizada de 14 a 16 de março. Já a UNE apresentou um informe sobre a 14º Bienal, festival de arte e cultura.

Reunião
A próxima reunião da Conedep está marcada para o dia 27 de março, às 17h, em formato híbrido. Na ocasião, será discutida a conjuntura educacional e o andamento da construção da Plenária Nacional da Educação.

“Hoje enfrentamos muitos ataques à educação pública e ao financiamento da educação pública, com um grande lastro de privatização da educação no país. Acreditamos que é fundamental continuar consolidando a Conedep como um espaço de articulação das lutas e de um projeto classista de educação. Assim, a tarefa continua sendo consolidar a Conedep, torná-la mais orgânica e sistemática, com a presença das entidades nacionais da educação”, avaliou Raquel Dias, 1ª vice-presidenta do ANDES-SN e da coordenação do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE), que representou o sindicato na reunião.

Leia também
Conedep debate Conae e publica notas em solidariedade às greves e ao povo palestino

Entidades da Educação se reúnem para rearticulação da Conedep

Compartilhe... 256py

Outras Notícias 481n4o
ÚLTIMAS NOTÍCIAS 545w1x
EVENTOS
Update cookies preferences
', closeButton: false }); } $(".search").each(function () { habilitarBotaoBusca($(this).val(), $(".search-submit")); }); $(".search").on('keyup change', function () { var valorBusca = $(this).val(); var botaoBusca = $(".search-submit"); $(".search").each(function () { $(this).val(valorBusca); }); habilitarBotaoBusca(valorBusca, botaoBusca); }); function habilitarBotaoBusca(valorBusca, botaoBusca) { $.each(botaoBusca, function (index, value) { (valorBusca) ? $(value).removeAttr('disabled').fadeTo('fast', 1) : $(value).attr('disabled', true).fadeTo('fast', 0.5); }); } $('#modal-issuu').on('show.bs.modal', function (e) { var itemClicado = $(e.relatedTarget); $('#modal-issuu-body').html(itemClicado.attr('data-issuu')); }); /*Recebe o ID do conteudo e retorna uma lista com os arquivos anexados a ele.*/ $('#modal-').on('show.bs.modal', function (e) { var itemClicado = $(e.relatedTarget); var idConteudo = itemClicado.attr('id'); $("#conteudo-modal-").empty(); $.post( '/midias/anexos_ajax' + '/' + idConteudo, null, function (data) { var conteudo = ''; if (data.quantidade > 0) { conteudo += '
' + ' ' + '
'; } else { conteudo += '
' + ' ' + '
'; } $("#conteudo-modal-").html(conteudo); } , "json"); }); $('#estado-sindicatos').change(function () { var sindicatos = ''; if ($(this).val() != "") { $.post( '/sindicatos/ajax_list/' + $(this).val(), null, function (data) { $('.sigla-input').html(data.sigla); $('.sigla-estado').html('- ' + data.sigla + ' -'); $('#sindicatos-list').html('Carregando...'); if (data.quantidade > 0) { for (var i = 0; i < data.quantidade; i++) { sindicatos += '' + '
' + ' ' + '
'; } $('#sindicatos-list').html(sindicatos); } else { $('#sindicatos-list').html('Nenhum sindicato cadastrado no estado selecionado.'); } }, "json" ); } else { $('#sindicatos-list').html(""); $('.sigla-input').html("---"); $('.sigla-estado').html(""); } });